Homenagem a Salvador Célia Núcleo Pais-Bebê ITIPOA

salvadorTexto por Renato Coelho, pediatra e aluno da especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê ITIPOA.

Salvador Célia faria 78 anos neste dia 24 de outubro. Esta intimidade com o Salvador foi construída ao longo de 22 anos de convivência.

Foi psiquiatra da infância e adolescência, fundador do Instituto Leo Kanner e inovador nos cursos para pediatras – logo depois para as profissões afins – que atuavam diretamente com as crianças e suas dificuldades.

Conheci-o como professor logo que terminei minha residência médica em pediatria e foi meu  mentor e força propulsora que proporcionou meu fellow noChild Study Center da YALE University em 1995.

Salvador formou-se em medicina em 1965 e especializou-se em psiquiatria da infância e adolescência em 1968. Foi um dos precursores da psiquiatria infantil na região sul e, sem dúvida, uma mente inquieta, com uma capacidade agregadora capaz de reunir diferentes profissionais, de diferentes áreas do atendimento da criança trazendo o conceito de interdisciplinaridade para prática real.

Trouxe a psiquiatria infantil para a interface com a pediatria, a neurologia e a psicanálise vencendo os preconceitos e as barreiras inerentes, principalmente ao trazer uma visão de uma psiquiatria comunitária e social.

Investiu nos pediatras ao ministrar vários cursos de psicopatologia e psicoprofilaxia, porque acreditava no pediatra como um agente em saúde mental. Por ser um profissional que atende a criança desde o nascimento e com o privilégio de acompanha-la longitudinalmente ao longo de sua vida.

Foi um precursor da psiquiatria mãe-bebê no nosso meio e trouxe vários estudiosos de nome, como Bertrand Cramer, Bernard Golse, Brazelton entre tantos outros.

Participou ativamente das associações internacionais desta área e sempre com esta característica agregadora e expansiva que tanto alegrava por onde passava. Foi um embaixador das atividades que integrassem os bebês e a importância do vínculo e o apego, sendo a Semana do Bebê de Canela um dos seus maiores legados.

Infelizmente nos deixou precocemente há 9 anos, mas sua história nos impulsiona e nos faz lembrar dele com carinho.

Um poema escrito pelo escritor e colega Celso Gutfreind em homenagem ao Salvador Célia (Vida e Arte):

Poema ao Salvador
Tento fazer lendo
o que faz fazendo
Cada capítulo meu
É uma ida mesmo dele
E quando uma intriga
dessas que dá certo
prende-nos um tempo
ele num só clima
desses que dá encontro
cria outro abraço
Leio o que me falta
no que nele sobra
Troco minha obra
Pela sua alma