O Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre constitui-se numa instituição cujo principal objetivo é o ensino da teoria e da técnica em psicoterapia de orientação psicanalítica, com a finalidade de tornar o profissional apto a exercer a prática clínica. Para o exercício desta possui um ambulatório de atendimento.

Caracteriza-se por privilegiar o desenvolvimento do ser humano procurando atender a todas as faixas etárias, desde o bebê em sua relação com seus pais, a criança, o adolescente e o adulto.

Abrange cursos de especialização em psicoterapia psicanalítica dirigidos a profissionais de psicologia e medicina e curso de especialização na teoria e na técnica em intervenção na relação pais-bebê para psicólogos, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Além destes, cursos breves e grupos de estudos para acadêmicos e profissionais são oferecidos ao longo do ano.

Também conta com estágios de prática supervisionada em psicopatologia e psicologia clínica para acadêmicos do curso de psicologia.

A orientação teórica da instituição está fundamentada nos estudos dos principais pensadores da psicanálise como Freud, Klein, Winnicott e Bion, além de outros autores contemporâneos.