O Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre, fundado em 1992, constitui-se numa instituição que oferece ensino, atendimento e pesquisa em psicoterapia de orientação psicanalítica.

Objetiva oferecer às áreas da psicologia e medicina Cursos de Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica. Sua prioridade é proporcionar um espaço de construção do psicoterapeuta, respeitando a sua singularidade a partir de um pensar psicanalítico em constante evolução através de vivências, de práticas e teorias que contemplam o desenvolvimento do indivíduo, da concepção à maturidade.

Pela importância que o ITIPOA dá ao desenvolvimento do indivíduo, o estudo da relação pais-bebê e das teorias sobre a infância, adolescência e vida adulta encontram-se contemplados nos diversos cursos que a instituição oferece. As teorias psicanalíticas que norteiam a mesma estão baseadas em autores clássicos como Sigmund Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilfred Bion e outros.

Acredita-se que a formação de um psicoterapeuta requer um trabalho laborioso, envolvendo seminários teóricos e clínicos, supervisão individual e tratamento pessoal, integrados a uma vivência institucional. Tudo isso como um processo que vai se desenvolvendo, com respeito à singularidade do terapeuta ao longo do seu percurso.

Além dos Cursos de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica para Adultos, Psicoterapia de Orientação Psicanalítica para Crianças e Adolescentes, o ITIPOA também possui um Curso de Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê.

Para o exercício clínico, o ITI conta com uma clínica ambulatorial, bastante procurada pela comunidade, na qual são atendidos adultos, adolescentes, crianças, grávidas e pais com seus bebês.

O ITI está credenciado junto às universidades PUCRS, UFRGS, UNISINOS e ULBRA para a realização do Estágio Curricular em Psicologia Clínica. Oferece também, aos alunos da PUCRS e ULBRA, o Estágio Curricular em Psicopatologia.

Desenvolve-se conjuntamente na instituição as Triagens em Sala de Espelho, Reuniões Clínicas, Encontros Científicos, Jornada Científica, Cursos Breves e Grupos de Estudo e Pesquisa em Psicoterapia.