card_bebes

Nosso curso, que está em sua 11ª edição, é voltado para psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, pediatras, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos, entre tantos profissionais interessados no entendimento da relação pais-bebês.

São muitos os fios envoltos na tecitura da história de cada ser desde a concepção, passando pela gestação, parto e primeiros anos de vida do bebê. Mas e quem cuida de toda esta jornada? Qual área da ciência está apta a compreender o que se passa integralmente com o corpo e o psiquismo da gestante e do feto? Qual saber científico responde à decodificação das comunicações do bebê expressas através de uma linguagem inscrita em sua pele, em seu olhar, em seu choro, em sua musculatura, em seu sono, em sua alimentação?

Ainda hoje, diferentes áreas da ciência avançam em seus conhecimentos de forma compartimentada, e assim tanto a mãe – e o ambiente de cuidados do bebê – como o bebê continuam a serem vistos e tratados também de forma compartimentada. Com base nisso, o nosso curso propõe-se ao entrelace dos saberes advindos da psicanálise, da observação de bebês segundo Esther Bick, das neurociências, da genética, da epigenética, do transgeracional e das áreas que se especializam em ler a linguagem do corpo.

A transmissão desse conhecimento integrado se dá não só através de seminários teóricos, como de vivências, possibilitando ao aluno a expansão de sua subjetividade ao desenvolver instrumentos para decodificar toda a riqueza da comunicação não-verbal.

O conhecimento, a partir das diferentes áreas das ciências, sobre as origens da constituição do sujeito, de seu psiquismo, capacita terapeutas a atender/entender pacientes nas diferentes etapas de seu processo de amadurecimento, especialmente àqueles que nos chegam “aos pedaços”, fragmentados, expondo a precariedade de suas existências.

 


Em 2022 o curso vai ser oferecido em duas modalidades – presencial e online – com turmas em horários diferentes.


Turma Presencial – Sextas-feiras das 12h15 às 16h15

Turma Online – Quartas-feiras das 19h30 às 22h e Quintas-feiras das 19h30 às 20h45

Frequência: Dois (2) seminários semanais

Duração: Três (3) anos, desenvolvido em módulos

Programa do curso
Primeiro ano:
-Desenvolvimento Humano: da concepção ao terceiro ano de vida
-Estudo da Teoria do Amadurecimento de Donald Winnicott
-Supervisão Coletiva de Vivências/Doadores de Subjetividade
Segundo ano:
-Psicopatologia na Gravidez, Puerpério e Desenvolvimento
-Bases biológicas que sustentam a teoria do amadurecimento de Donald Winnicott
-Supervisão Coletiva de Vivências/Doadores de Subjetividade
Terceiro ano:
-Intervenções na Relação Pais-Bebê
-Observação de Bebês através do Método Esther Bick
-Supervisão Coletiva de Vivências/Doadores de Subjetividade

Investimento:
Mensalidade R$ 415,70

Coordenação:
Ivanosca Martini

Professores:
Ana Claudia Moraes
Ângela Wirth
Beatriz Chwartzmann
Beatriz Regina Neves
Carla Krás Borges Figueiredo
Carmen Lúcia Costa Silva
Fabiana Taques
Giovanna Miron dos Santos
Ivanosca Martini
Maria Alice da Rosa Fernandes Vianna
Milene Wolff
Paula Daudt Sarmento Leite
Simone Isabel Jung