Inscrições estão abertas para as Especializações do ITIPOA, para mais informações entre em contato através do telefone 33113008 ou email itipoa@itipoa.com.br

O Núcleo de Pais-Bebê do ITIPOA foi constituído no ano de 2002 por um grupo de profissionais, psicólogas, psicanalistas, psiquiatras, pediatras, com o objetivo de estudar, conhecer com mais profundidade assuntos relacionados à relação mãe-bebê.

Nossa experiência com a Observação de Bebês pelo método Bick, despertou-nos ainda mais interesse em trabalhar com gestantes, puérperas, pais e bebês.

Acreditamos que através de atividades de ensino e supervisão podemos fazer uma reflexão constante sobre nosso trabalho que é a clínica psicanalítica com bebês.

O trabalho de Prevenção em Saúde Mental, se inicia já nos primeiros meses da gestação, quando o feto já está se comunicando com a mãe. A noção de Prevenção introduz uma problemática que envolve a todos que trabalham com as relações primitivas em hospitais, creches, consultórios (obstetras, pediatras), e, principalmente os casais que passam por profundas modificações emocionais desde a gestação.

Faz-se, assim, necessário um trabalho conjunto com estes profissionais visando instrumentá-los para perceber quando algo não vai bem com o bebê, cujo sofrimento expresso no corpo, através de sinais e sintomas (regurgitação, agitação, dormir demais/não dormir, chorar, diarréia, constipação etc…) são manifestações do vínculo da mãe com seu bebê.Para decodificá-los,é necessário conhecer este tipo de comunicação uma linguagem rica feita de gestos, olhares, cheiro, movimentos, que se passa entre a mãe e o seu bebê.

Winnicott, pediatra e psicanalista, foi pioneiro no que se refere a questão da prevenção em saúde mental. Para ele, as bases da saúde mental são fornecidas pelo que se chama ambiente facilitador, atribuído à figura materna e paterna.

Nosso objetivo com a criação do Núcleo é ainda, através dos cursos sobre o desenvolvimento, auxiliarmos a qualificar profissionais de todas as áreas afins com o tema na compreensão das relações primitivas para a detecção de aspectos saudáveis e patológicos que desde muito cedo se estabelecem, causando uma estagnação no desenvolvimento.

A observação e a clínica pais- bebê constituem um campo em plena expansão. Para compreendermos a relação pais-bebê e os meios através dos quais ela se constitui, faz-se necessário um conjunto de conhecimentos, que para nós, está fundamentado na psicanálise, na técnica de observação de bebês de Esther Bick e na teoria do amadurecimento de D. Winnicott.

Tais conhecimentos aliados a uma escuta singular do profissional, o capacitam para empatizar com o universo primitivo, onde a linguagem não-verbal assume a primazia da comunicação.

O curso de Especialização em Teoria e Técnica de Intervenção na relação Pais-Bebê, é oferecido aos profissionais que trabalham com pais-bebês, como também aos terapeutas de pacientes adultos.

A escuta de pacientes muito regredidos necessita de uma técnica especial e o estudo de teorias que dão suporte a esta compreensão.

O curso tem a duração de três anos. Maiores informações, tel 33113008

Programa:

– Desenvolvimento desde a concepção ao terceiro ano de vida
– Teoria do amadurecimento de D. Winnicott
– Psicopatologia na gravidez, puerpério e desenvolvimento
– Bases biológicas que sustentam a teoria do amadurecimento de D. Winnicott
– Intervenções na relação pais-bebê
– Observação de bebês através do método E. Bick

Público Alvo:
Psicólogos, pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, pedagogos, assistentes sociais, obstetras, ginecologistas, ecografistas e alunos do ultimo ano do curso de psicologia.

Horários de Seminários: Sextas-feiras, das 12h15 às 14h45. Supervisão Coletiva de Vivências: Sextas-feiras, das 15h às 16h.

Frequência: Dois (2) seminários semanais Duração Três (3) anos, desenvolvido em módulos

Coordenação:
Ivanosca Martini

Professores:
Ana Claudia Moraes
Ângela Wirth
Beatriz Chwartzmann
Beatriz Regina Neves
Carla Krás Borges Figueiredo
Eliane Scricco
Fabiana Taques
Giovanna Miron dos Santos
Ivanosca Martini
Milene Wolff
Paula Daudt Sarmento Leite
Simone Isabel Jung