Fotos da atividade científica de maio

Na última sexta-feira, dia 03 de maio, o ITIPOA realizou a atividade científica do mês, que nos presenteou com os belos e instigantes trabalhos contemplados pelo prêmio Bernardo Brunstein no ano de 2018. Os trabalhos são das alunas em formação do curso de especialização de adultos: Clara Faes Schönardie, do segundo ano, e Tiéli Soldi, do terceiro.

Iniciamos nosso encontro com a apresentação do trabalho “Palavras que enlaçam e dão forma ao corpo” da aluna Tieli. Que nos lançou perspectivas plurais a respeito do pensar a palavra em psicanálise. A autora tomou como inspiração o livro “Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras”, da escritora Eliane Brum, fazendo um percorrido pelos textos metapsicológicos de Freud, explorando a busca psicanalítica em apresentar a palavra como meio potencial para dar qualidades ao vivido, ao que busca representação no psiquismo, capaz de promover assim significações e sentidos às narrativas de cada sujeito no percurso analítico.

Num segundo momento, ouvimos o trabalho da aluna Clara: “Sobre a potência nômade do encontro com o projeto (1895). Que nos apresentou alguns conceitos propostos no ‘Projeto’ refletindo sobre o encontro/leitura do texto juntamente com o pensamento de Félix Guattari no livro “Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo”.

Propondo uma aproximação entre o encontro com o ‘Projeto’ e a desnaturação presente nesse e em todos os encontros e a possibilidade de ligação deste com o nascimento da função analítica, nos instigou a pensar em uma leitura ampliada, com espaços para a transparência, um vazio criativo, para um não saber e consequentemente às descobertas de um vir à ser, implicando a entrega ao desconhecido, termo tão caro a psicanálise.

Ao findar das apresentações, compartilhamos um espaço de trocas, em que o público, as alunas e as orientadoras manifestaram a atmosfera criativa, poética e harmônica dos trabalhos, as parabenizando pela dedicação e pela liberdade na criação.

E assim, encerramos nosso encontro com esta vivência registrando uma amostra significativa do potencial criativo que a psicanálise pode nos proporcionar.

Agradecemos a presença de todos!