Hoje, quase no término do primeiro ano da minha formação em infância e adolescência no ITIPOA, acredito ter sido uma escolha feita com sucesso. A cada seminário teórico, supervisão de casos e momentos de troca com os colegas, sinto que estou em um curso que me proporciona uma rica experiência aliando a teoria e a prática. Todo esse aprendizado sendo favorecido por um ambiente super acolhedor.

Maria Eduarda Pacheco Almeida
Psicóloga

Objetivo 
Ampliar o conhecimento destas etapas evolutivas (infância e adolescência) a partir dos principais pensadores da Psicanálise.
Possibilitar uma visão abrangente e integrada da criança e do adolescente do ponto de vista da normalidade e da patologia.
Desenvolver a escuta e o pensamento clínico a fim de que permitam um melhor entendimento, avaliação e articulação da técnica de tratamento à luz da teoria psicanalítica.

Finalidades
Formar profissionais que possam atuar na área de atendimento à crianças e adolescentes, tanto no seu sentido preventivo como no sentido terapêutico.

Metodologia
Seminários teóricos, seminários clínicos, observação de crianças,atendimento supervisionado, realização de pesquisas e construção de trabalhos teóricos e clínicos, a cada ano do curso, com apresentações em diferentes foros, atividade em sala de espelho.

Programa do Curso:

Primeiro Ano: Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento I – Da concepção á 1ª Infância; Freud I; Observação de Crianças; Teoria da Técnica Psicanalítica da Infância I ; Supervisão Coletiva.

Segundo Ano: Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento II – Melanie Klein; Freud II; Desenvolvimento Normal e Psicopatologia Psicanalítica da Infância I;Teoria da Técnica Psicanalítica da Infância II; Supervisão Coletiva.

Terceiro Ano: Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento III – Winnicott; Freud III; Desenvolvimento Normal e Psicopatologia Psicanalítica da Infância II – Latência e Puberdade; Teoria da Técnica Psicanalítica da Infância III – Latência e Puberdade; Supervisão Coletiva.

Quarto Ano: Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento IV – Bion; Freud IV; Desenvolvimento Normal e Psicopatologia Psicanalítica da Adolescência III – Adolescência; Teoria da Técnica Psicanalítica da Adolescência; Supervisão Coletiva.

Público Alvo: 
• Psicólogos e médicos

Horário de Seminário:
• Quartas-feiras e Sextas-feiras pela manhã

Freqüência: 
• Cinco (5) seminários semanais
• Uma supervisão individual semanal após início de atendimento.

Duração:
• Quatro (4) anos

Coordenação: Psic. Eliane Goldstein

Professores:
Aline Santos e Silva
Ana Cláudia Moraes
Bety Brunstein
Eliane Goldstein
Eluza Nardino Enck
Maria de Fátima Freitas
Leonor d’Ávila Brandão
Luis Augusto Roncato Silva
Marli Bergel
Mery Pomerancblum Wolff