Complexo Fraterno e adoção: As tramas psíquicas do enlace pelo desejo parental – Atividade Científica

No dia 06 de novembro o ITIPOA realizou a atividade científica pela plataforma online, onde foi apresentando o trabalho: Complexo Fraterno e adoção: As tramas psíquicas do enlace pelo desejo parental, ganhador do prêmio Brunstein, pela aluna da Formação Psicanalítica de Adultos, Gabriela Zanardo.

O agente motivador do estudo foi a clínica, Manoel de Barros fala que para ele é o saber de fonte que interessa, a clínica é a nossa fonte, sempre corrente, sempre potencial, sempre desconhecida.

A partir da fonte se articulam dois temas fundamentais, o fraterno e a adoção. Ambos profundos e relevantes, ambos com vértices estruturantes das identificações e, portanto, do psiquismo e produtores de afetos e conflitivas. São temas que articulam a subjetividade desde o intergeracional, passando pela ontogênese até o social.

O trabalho da Gabriela salienta a importância de conhecermos esses temas e nos sensibilizarmos para a escuta dos mesmos na clínica e na cultura.
A temática do fraterno é sobretudo um tema do humano, seja porque temos irmãos reais ou não, o filho único dialoga com a falta de irmãos, seja pelos irmãos simbólicos que possuímos nos vários grupos aos quais pertencemos, seja especialmente pelo engendramento da sexualidade e agressividade fortemente experimentadas nestas relações.

Compartilhamos de um espaço de trocas pelo trama do afeto e enriquecidos pelas contribuições dos comentários das docentes do ITIPOA Giovanna Miron e Paula Sarmento Leite.