Aula Inaugural 2019

O artigo do Estranho faz 100 anos, fato que muito nos honra e que nos envolverá em nossa aula inaugural e, posteriormente, no Congresso Brasileiro de Psicanálise, em junho deste ano.

Podemos dizer que a Psicanálise é uma ciência de “estranhos fundamentos”, pois põe em cena uma situação incomum, produzir uma ciência cujo investigador tem a si mesmo como objeto de estudo.

Freud, em sua autoanálise, juntamente com a clínica e mais as manifestações da cultura, formou o tripé da edificação da Psicanálise. A partir de 1900, inicia seus estudos com a importância dos Sonhos, do Inconsciente, da Sexualidade Infantil. Com o conceito de Pulsão, vai dando sentido ao funcionamento psíquico, bem como a existência do recalque, local guardião do sinistro, poderíamos dizer, “terra do exílio”, configurando o estrangeiro em nós mesmo.

A base da proposição Freudiana vincula o estranho ao retorno do recalcado, portanto a inquietação do sujeito ao deparar-se com a ameaça da irrupção do desejo recalcado: conflito entre o desejo e a proibição. É uma ameaça mais sutil e está no escopo da angústia, porém irá transitar pelas sensações desconfortáveis. Lembramos que esse conceito sempre estará ligado as ideias de angústia sinal, castração, sexualidade infantil, conceitos de singular importância no escopo da psicanálise.

Freud nos remete a existência de um núcleo especial da sensibilidade, se interroga sobre esse núcleo, criando posteriormente o conceito “O Estranho”.  Trará como qualidade e marca da repetição, do traumático, da angústia, do terror, de algo que não se deixa representar, trazendo inclusive o impacto de algo familiar, não familiar, gerando estranheza e desconforto em todos nós.

Assim, nas próprias palavras de Freud, não ficaria surpreso em ouvir que a psicanálise se preocupa em revelar essas forças ocultas, que se tornou estranha para muitas pessoas por essa mesma razão.

Certamente este artigo possui “sementes” de importantes trabalhos posteriores desenvolvidos por ele, como exemplo, o conceito de pulsão de morte.

Convidamos a todos para esse momento em nossa instituição, que promete ser um espaço de trocas e enriquecimento.

Para ir se preparando para a atividade, você pode ler o texto preparado pelo nosso convidado >Psicanálise uma Ciência Unheimliche

aula_2019