Coordenação: Ana Cláudia Moraes, psicóloga e docente do ITIPOA e Eliane Scricco, psicóloga e docente do ITIPOA.

Objetivo: Proporcionar um contato inicial com o autor, sua obra e seu pensamento. Estudar conceitos fundamentais utilizados por Winnicott na compreensão do desenvolvimento humano e favorecer uma aproximação com a teoria do amadurecimento emocional.

Encontros quinzenais
Início: 26 de abril
Horário: 8h às 9h30

Investimento: R$ 100 mensais

Donand W. Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, ao longo de sua trajetória de vida e profissional, nos apresenta de forma delicada, uma outra compreensão sobre o desenvolvimento individual. Pensando que o indivíduo nasce com o potencial para o amadurecimento, o grupo de estudos se propõe entrar em contato de forma gradual com a teoria e técnica do autor, podendo construir de forma conjunta o entendimento de seu pensamento.

…creio que devemos considerar o bebê, a criança, o adolescente e o adulto, traçando a evolução não só dos indivíduos, mas daquilo que eles exigem de seu ambiente à medida que crescem… É o ambiente circundante que torna possível o crescimento de cada criança; sem uma confiabilidade ambiental mínima, o crescimento pessoal da criança não pode se desenrolar, ou desenrola-se com distorções. Ademais, por não haver duas crianças rigorosamente idênticas, requer-se de nós que nos adaptemos de modo específico às necessidades de cada uma” (WINNICOTT, 2011, p.69).

Acreditamos que o ambiente de estudos, da mesma forma, deve ser um ambiente que respeite a formação individual, que tem um ritmo próprio de acordo com cada pessoa.