O Núcleo Sankofa do ITIPOA – Psicanálise e Criatividade tem por objetivo a promoção de ações contínuas na instituição de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e do aumento da representatividade negra e indígena entre os membros da instituição.
O conceito de Sankofa (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer) origina-se de um provérbio tradicional dos povos de língua Akan da África Ocidental, em Gana, Togo e Costa do Marfim. Em Akan “se wo were fi na wosan kofa a yenki” que pode ser traduzido por “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”. O ITIPOA, por meio de ações afirmativas, busca contribuir para a transformação da sociedade brasileira, olhando para a segregação e a desigualdade social históricas que são sustentadas pelo racismo estrutural. “Voltando atrás e buscando o que, também, esquecemos” nos colocamos na busca e na construção coletiva de uma sociedade mais justa e democrática.
A admissão de novos(as) alunos(as) bolsistas para o ano letivo de 2025 se dará de acordo com as normas dispostas no presente edital.
Mais informações e inscrições projeto.sankofa@itipoa.com.br
DAS FORMAÇÕES
– As Formações em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica – Adultos, Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência são destinadas a profissionais psicólogos(as) e/ou médicos(as).
– A Formação na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê é aberta aos psicólogos(as), psiquiatras, psicanalistas, pediatras, neonatologistas, obstetras, enfermeiros(as), fonoaudiólogo(as), fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos(as), entre tantos profissionais interessados(as) no entendimento da relação pais-bebês.
– As formações são compostas de atividades obrigatórias definidas conforme o estatuto da instituição. A cada ano o(a) aluno(a) deverá realizar 40h de supervisão clínica individual, bem como obter frequência mínima de 75% nos seminários obrigatórios.
– Para ingresso na Clínica do ITIPOA o(a) candidato(a) deverá seguir o estatuto da instituição.
DAS VAGAS
– Serão oferecidas três vagas com bolsas integrais por processo seletivo para profissionais autodeclarados/as negros/as e/ou indígenas. O candidato deve escolher apenas um único curso de formação para concorrer ao edital. A disponibilidade tem a seguinte configuração:
a) Uma vaga para bolsa integral para a Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica – Adultos;
b) Uma vaga para bolsa integral para a Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência;
c) Uma vaga para bolsa integral para a Formação na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê.
DAS BOLSAS INTEGRAIS
A integralidade das bolsas contempla as atividades da instituição de forma que:
– Os(as) alunos(as) negros(as) e/ou indígenas contemplados neste edital estarão, durante o período da formação, isentos de qualquer taxa cobrada pela instituição (mensalidade, supervisão, inscrições em eventos e/ou jornadas, confraternização anual, taxa de sublocação das salas de atendimento da instituição).
– Os(as) alunos(as) negros(as) e/ou indígenas contemplados neste edital estarão, durante o período da formação, isentos em cursos e grupos de estudos conforme disponibilidade de vagas e combinações de cada atividade de extensão, a ser determinada pela Diretoria do ITIPOA.
DA ELEGIBILIDADE
São elegíveis à inscrição neste edital aqueles(as) profissionais que se autodeclaram negros(as) e ou indígenas e que cumpram os critérios para ingresso na formação desejada.
DOS CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO
1. preenchimento e assinatura de ficha de inscrição;
2. preenchimento e assinatura da autodeclaração étnico-racial;
3. entrega dos documentos via e-mail (projeto.sankofa@itipoa.com.br) ou na sede do ITIPOA até 05 de novembro de 2024;
4. cumprir todas as normas deste Edital.
Clique aqui para baixar a ficha de inscrição e autodeclaração.
DA SELEÇÃO
A seleção será composta de três etapas:
–Etapa I – Análise documental, preenchimento dos critérios de elegibilidade (eliminatória);
–Etapa II – destinada aos(às) aprovados(as) na primeira etapa: realização de duas ou mais entrevistas de seleção em que serão avaliados e pontuados os seguintes critérios: avaliação do percurso profissional, identificação com a Psicanálise, a experiência clínica e com a instituição, motivação para a formação (classificatória);
–Etapa III: avaliação da ficha de inscrição e de carta de intenção pela Comissão Sankofa. Será atribuída pontuação conforme os critérios estabelecidos abaixo: currículo e percurso profissional, identificação com a Psicanálise e com o ITIPOA (classificatória).
CLASSIFICAÇÃO
Os(as) candidatos(as) inscritos neste edital serão classificados conforme os critérios estabelecidos abaixo:
-Média simples da pontuação obtida nas entrevistas;
-Em caso de empate os critérios para desempate serão, em ordem: renda per capita, intersecção de gênero considerando mães em situação de monoparentalidade, idade maior, maior número de filhos.
-Se necessário, novas entrevistas poderão ser realizadas para análise e construção do desempate.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADO
O resultado será enviado por e-mail (informado na ficha de inscrição) para todos(as) os(as) inscritos(as) pela secretaria da instituição. O(a) candidato(a) selecionado(a) terá cinco dias úteis após o recebimento do resultado para efetuar a matrícula. Caso não o faça, o(a) suplente imediato(a) será convocado(a).
DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição do/a candidato/a no processo seletivo de ações afirmativas implica aceitação das normas contidas neste Edital.
O ITIPOA, se houver necessidade, poderá contar com uma comissão externa de averiguação de autodeclarações de pretos e pardos.
Em situações especiais, o ITIPOA poderá solicitar informações e justificativa de pertencimento aos candidatos autodeclarados indígenas.
Os casos omissos serão tratados conjuntamente pela Comissão do Projeto Sankofa e Diretoria do ITIPOA.