Fotos da Atividade Científica: Homenagem aos 100 anos de Totem e Tabu
Atividade Científica: Homenagem aos 100 anos de Totem e Tabu “ A Caverna dos Sonhos Esquecidos”: dois olhares.
Convidados: Psican. Raul Hartke e Psic. Dra. Myrna Giron.
A atividade científica, que aconteceu no ITIPOA, em 06/12/13, teve início com a exibição de um trecho do documentário “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, onde foi possível conhecer um pouco sobre a história da caverna de Chauvet, descoberta em 1994 e localizada no sul da França. Essa caverna conta com inúmeras pinturas, as quais foram realizadas pelo homem pré-histórico.
O diálogo de nosso encontro se deu com as falas da Psic. Dra Myrna Giron e do Psican. Raul Hartke, onde, primeiramente, Myrna fez uma breve retomada acerca da história do homem, das várias “espécies” de ser humano que já habitaram no nosso planeta. Abordou o surgimento das religiões; destacou as duas grandes preocupações que eram enfrentadas pelos sujeitos que viviam naquela época: o alimento e a proteção. Myrna referiu que as pinturas encontradas são reflexo de uma forma complexa de simbolização que permeava os pensamentos do homem pré-histórico.
Em seguida, o Psican. Raul reforçou, entre vários outros aspectos relevantes, que as cavernas são como palcos vazios, com poucos cenários pintados, onde se pode reconstruir a história contada através da arte exposta nos desenhos. Raul referiu que as pinturas se equiparam com as falas dos pacientes, onde narrativas são contadas e a partir delas é feito um entendimento, entretanto, o único diferencial é que no cenário da psicoterapia contamos com um sujeito que pode contestar, enquanto que com as pinturas isso não é possível, uma vez que seus autores não estão mais presentes.
Por Bruna Nery Pormann – Estagiária de Psicologia Clínica – ITIPOA