O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.

“No puerpério, nosso corpo está vivendo uma explosão hormonal em função do parto e da amamentação e nossas emoções ficam ainda mais à flor da pele do que já estavam durante a gravidez. Podemos saltar da completa felicidade e excitação ao completo desespero e choro no mesmo dia.”

Esses sentimentos ambivalentes de alegria, tristeza, medo, insegurança e solidão, podem interferir no vínculo inicial com o bebê, podendo chegar ao sentimento de depressão, impossibilitando o cuidado.

Na maioria das vezes, a mulher não percebe a gravidade da situação. Então, a rede de apoio se mostra essencial, pois são as pessoas próximas à mãe que poderão detectar os sinais de que algo não vai bem.

Pensando nessa adaptação com o novo bebê e no cuidado necessário e sensível com as puérperas, o ITIPOA oferece uma escuta e acompanhamento com profissionais especializados na relação pais-bebês.

O atendimento é na modalidade online, pensando no bem estar da puérpera, já que nesse período as mães precisam estar atentas aos cuidados com seu bebê.

Agende seu horário na secretaria do ITIPOA, tel. 33113008 ( 9h-17h)