A Jornada Anual do ITIPOA 2017, Psicoterapia Psicanalítica: uma clínica para nosso tempo, ocorrida em 1 e 2 de setembro, marcou os 25 anos da instituição. A proposta de refletir sobre a clinica atual conseguiu dar conta de vários aspectos, partindo da história e desenvolvimento do ITIPOA à constituição do aparelho psíquico.

O evento evidenciou que o ITIPOA é um patrimônio construído a partir das ideias de nossos fundadores, tendo como fio condutor a clínica e o desenvolvimento da pessoa do terapeuta. Foi pensando na filosofia de base do ITIPOA, “ambiente – pessoa do terapeuta” que convidamos o Dr. Daniel Kupermann para discutir os desafios da clínica atual.

No programa da Jornada de 2017 foram contemplados vários vértices da clinica atual. Diálogos clínicos mostrou em imagens e som o selvagem passível de ser alcançado pela natureza humana. Enquanto que o Lúdico em psicanálise apresentou a outra face da mesma natureza humana. Destruição e criatividade estão presentes dentro de cada um e fazem parte do nosso cotidiano.

A Comissão Científica gostaria de agradecer a todos que participaram da idealização, construção e realização desse evento e ao suporte de todo ITIPOA, ambiente suficientemente bom, que acolheu nossas ideias. Por fim agradecer a todos que, com sua presença viva, lotaram o auditório do Sinduscon. Esperamos que o Esticador de horizontes, de Manoel de Barros, tenha contribuído para ampliar o leque de perspectivas de todos que participaram da Jornada ITIPOA 2017.
Nosso muito obrigado a todos!

Confira algumas fotos: