Fotos da Sexta Científica – Misoginia desde os Mitos até a Era da Internet

Na última sexta-feira, 03/08, ocorreu o encontro científico “O feminino na mitologia: Misoginia desde os Mitos até a Era da Internet” que contou com a participação dos psicanalistas Dr. Mauricio Marx e Silva e Lucia Thaler (docente do ITIPOA).

Com a casa cheia, o psicanalista convidado introduziu reflexões e dados atuais referentes a práticas misoginas, fenômeno paradoxal que se encontra tão presente no nosso cotidiano, porém pouco reconhecido e debatido nos diferentes meios. A exposição percorreu histórias desde a mitologia chinesa, atravessando a perseguição às bruxas e feiticeiras na Idade Média, até abordar a misoginia reproduzida na internet e redes sociais.

Foi debatida a tese de um núcleo misógino presente em todos os seres humanos, que em certa medida seria inerente à natureza humana. Através de conceitos teóricos de Winnicott (medo do colapso), Ogden (desamparo do colapso) e Roussillon (colapso e espelhamento), discutiu-se no encontro a relação da origem do núcleo misógino ainda na relação precoce e inicial entre mãe-bebê, em que vivências de desamparo e falhas no espelhamento dariam origem à raiva ao feminino poderoso e da intensa dependência em relação a ele nos primórdios. A temática instigou os presentes e proporcionou interessantes trocas e reflexões. Agradecemos a presença de todos os participantes.