Fotos da atividade científica “Mãe! Uma análise do feminino na cultura”

Na tarde de sexta-feira, 7 de dezembro, ocorreu no ITIPOA a última atividade científica de 2018 que, permeando o fio condutor deste ano inteiro, o feminino, teve como tema: “Mãe! Uma análise do feminino na cultura”.

Baseando-se no filme “Mãe!”, do diretor americano Darren Aronofsky, os estagiários de clínica e de psicopatologia propuseram um diálogo acerca de questionamentos contemporâneos que envolvem o feminino com conceitos clássicos que permeam a teoria psicanalítica, trazendo noções que abarcam o feminino, a feminilidade e o ser mulher na cultura contemporânea.

Com a casa cheia, o evento contou com a participação da convidada Paula Sarmento Leite, psicanalista e docente do ITIPOA, que propôs uma costura entre questionamentos oriundos das análises dos dois grupos de estagiários, podendo conectar de que maneira pode-se perceber os aspectos do feminino na atualidade, como este se constrói e se constitui e se estes aspectos estariam apenas restringidos ao sexo feminino.

Um espaço para perguntas e apontamentos fora disponibilizado aos convidados, o que enriqueceu e potencializou ainda mais o encontro.

Agradecemos a presença de todos e contamos com a continuidade de produção de saberes e reflexões no ciclo de atividades de 2019!