Psicoterapia Pais-Bebê

Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês que dedicou sua vida ao estudo da vida psíquica de mães e bebês, valorizava profundamente que, no contato com os pais, deve-se priorizar sempre a busca da compreensão e da justificativa pelo que fizeram, fornecendo de forma vigorosa apoio às forças dos pais. Enfatizava o instinto dos pais para fazer a coisa certa, aliado à inevitável culpa e ambivalência que fazem deles os pais sensíveis que são.

Lembra-nos que no cuidado com os filhos o que sai errado sempre molesta, o que sai certo, ignora-se e que sem culpa e ambivalência nenhuma mãe seria sensível às necessidades dos filhos. Buscou sempre transmitir alguma compreensão a respeito dos desafios da paternidade, mas também nos presenteava trazendo a tona a questão de que ser uma “mãe suficientemente boa” (que nada tem a ver com ser perfeita) é um dos papéis mais recompensadores que se poderia buscar.

O ITIPOA oferece a Especialização na Teoria e Técnica de Intervenção na Relação Pais-Bebê e também disponibiliza atendimento específico para mães e pais.