Fotos da atividade preparatória para encontro com Marion Minerbo

No dia 15 de junho às 16 horas, na sede do ITIPOA, foi realizada a atividade de preparação para o encontro com a Psicanalista e autora Marion Minerbo, uma iniciativa conjunta do ITIPOA e IEPP.

Foi uma tarde de estudo e trocas, quando as convidadas Mery Wolff (docente ITIPOA) e Denise Steibel (sócia IEPP), nos aqueceram com diversos pontos de destaque dentro da obra de Marion. A depressão, que já foi chamada por alguns intelectuais de “o mal do século”, juntamente com a ansiedade, é um tema de extrema importância para a nossa prática clínica. Com este encontro buscamos ampliar nosso conhecimento e debate sobre este tema, tendo como referência o livro da autora, que nos fez ampliar os questionamentos.

Com inúmeras questões levantadas em uma obra densa, profunda e acessível, podemos repensar a clínica como um espaço de revitalização psíquica, aumentando o tecido psíquico dos pacientes, tendo um analista mais implicado dentro do setting, mais vivo, mais pulsante.

Buscando compreender a anemia psíquica que, muitas vezes na clínica se manifesta pelo empobrecimento simbólico, chegando a clínica do vazio onde há falta de criatividade. Onde estaria implicado o papel do analista nesta possibilidade de (re) criação?

Finalizamos a atividade preparatória aquecidos com muitas ideias interessantes a serem pensadas e contextualizadas na presença da autora, neste encontro que certamente deixará novas marcas em nossa maneira de trabalhar com a clínica.

Com muito orgulho, de casa cheia, agradecemos a presença de todos!